Segurança

Cruz Alta conta com patrulha para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica

Marilice Daronco

Cruz Alta é a primeira cidade da região com uma patrulha específica para garantir o cumprimento da Lei Maria da Penha. A patrulha foi implantada na cidade pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quarta-feira. No Estado, outros 11 municípios já contam com o serviço.

Segundo a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Lylian Ribeiro Carus, desde a criação de uma delegacia específica para tratar de crimes envolvendo mulheres, em 2007, houve uma redução deles em Cruz Alta. A expectativa é que com a atuação da patrulha, a atenção, principalmente às mulheres que pedem medidas protetivas, aumente ainda mais.

No momento em que o agressor sabe que poderá ser preso se descumprir uma medida protetiva, e que a casa da mulher que a solicitou está sendo monitorada, ela corre menos risco afirma a delegada.

Na cidade, haverá 13 policiais militares se revezando nos patrulhamentos e dois encarregados do gerenciamento da unidade. O telefone de contato com a patrulha é o 190.

No Rio Grande do Sul, a patrulha já existe em Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Esteio, Passo Fundo, Porto Alegre (com seis unidades), Santa Cruz do Sul, Vacaria e Pelotas. Até o final do ano, mais 16 cidades, entre elas Santa Maria, devem receber a Patrulha Maria da Penha.

A Patrulha
A patrulha tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei Maria da Penha, principalmente no que diz respeito às da medidas protetivas de urgência, solicitadas pelas vítimas de violência doméstica. A Patrulha, com viaturas identificadas, faz visitas regulares à casa da vítima, presta o atendimento no pós-delito e monitora o agressor. Quando necessário, os policiais militares também fazem o encaminha da vítima para casas-abrigo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Delegada Débora Durlo Poltosi assume oficialmente a delegacia de Santiago

Próximo

Jovem é atingido por tiro em Santa Maria

Polícia/Segurança